Friday, July 13, 2007

RIO CIDADE OLÍMPICA




Nuzman está certo, o Pan abençoou o Rio com o espírito olímpico. Vejo desde garotinho as aberturas de Olimpíadas (as primeiras em filme) e nunca vi nada, nada que chegasse perto dessa cerimônia do Pan. Deslumbrante é pouco. Mais que perfeita. Chorei do início ao fim, a começar com Elza Soares arrasando no hino nacional a capela (finalmente nos livramos da Fafá de Belém). Aquele "margens pláaaaacidas" gutural foi de arrepiar. Até dona Marisa chorou apesar do botox.
Sempre achei a Rosinha Magalhães de longe a melhor carnavalesca, mas diante da torcida contra unânime na nossa imprensa, temi pelo pior. Ela fez os urubus engolirem a língua. Cada imagem, cada cena era mais original e arrasadora do que a outra, tudo - dança, música, roupas, luzes, fogos, e o timing, que nunca ficava longo, arrastado, repetitivo. Um espetáculo enxuto e ao mesmo tempo transbordante de beleza.



Fiquei surpreso e triste, procurando fotos, ao constatar que a mídia mundial ignorou a festa. Não foi transmitida nos EUA a não ser por um obscuro canal hispânico que ninguém vê. Nem na internet foi destaque. O problema é que os atletas top dos EUA não participam do Pan porque os jogos perderam expressão. Mas se for pela festa de abertura, já somos campeões olímpicos. E candidatos sérios à Olímpiada de 2016.
Nem nosso patético Guia conseguiu estragar a festa. Levou vaia todas as vezes que seu nome foi mencionado, mas acabou sendo salvo de uma vaia avassaladora por Nuzman, que tomou a si a incumbência presidencial de declarar abertos os jogos. Foi um alívio. Teria sido chato empanar o brilho da festa com uma tremenda vaia, mesmo que totalmente justificada.

Image Hosted by ImageShack.us


Digo a todo mundo aqui com os olhos de quem está longe há muito tempo que o Rio está muito, mas muito melhor. E finalmente o poder público resolveu atender ao anseio da população e enfrentar a criminalidade, a corrupção, a impunidade. É claro que o caos do governo federal atrapalha - nosso Guia pateta diz que dá todo apoio a Sérgio Cabral, porém se recusa a mandar o Exército - mas o Rio está começando a dar a volta por cima. E o Pan é reflexo disso. A torcida contra na mídia anunciou que haveria um caos no trânsito a partir de hoje. Quebraram a cara. Vim da Gávea à Barra na hora do rush em 15 minutos, contra uma hora e meia da sexta-feira passada. O povo carioca resolveu colaborar com o esquema do trânsito e deixar o carro em casa. O Rio dá certo quando todos querem.
Estou apaixonado pelo Rio e pelos cariocas.

4 comments:

Anonymous said...

Sou contra o Lula, mas se vc está longe do Rio há tanto tempo, também não deve saber que Cabral e Maia nõa são "do bem". O passado do Cabral na Alerj é medonho. César Maia, todos sabem...
Mas a cerimônia foi linda, de esxtremo bom gosto e bem brasileira. Pena que tudo o que diz respeito ao PAN poderia ter sido feito com uma verba muito menor se não tivesse havido tanta roubalheira. Aí sim o nosso orgulho teria sido bem maior.
Mas foi bom demais!

Iza said...
This comment has been removed by the author.
Iza said...

Boas notícias sobre o Rio são sempre bem vindas

Anonymous said...

http://www.youtube.com/watch?v=HHfutiRBYXo