Saturday, December 31, 2005



FELIZ ANO NOVO!

Aí vai a receita de cotechino com lentilhas da mestra Marcella Hazan que estou fazendo para amanhã. Na Itália dizem que comer cotechino com lentilhas no primeiro dia do ano traz dinheiro. As lentilhas têm a forma de moedas e o cotechino, cortado em rodelas finas, também. Cotechino é um embutido de carne de porco fresca da cidade de Modena, com oito centímetros de diâmetro e 20cm de comprimento. Há variações com os nomes de zampone e musetto.
O cotechino tem uma consistência quase cremosa e muito suave.
No Brasil é difícil achar o cotechino fresco. Em geral é vendido pré-cozido, em caixas. Esta receita é para o cotechino fresco.

Deixe o cotechino de molho de um dia para o outro. Enxugue e ponha numa panela com no mínimo três litros de água. Cozinhe em fogo brando, fervura leve, por duas horas e meia. É fundamental que a pele do cotechino não estoure, por isso é preciso manuseá-lo com o máximo de cuidado. Não encoste nele garfo ou nada cortante ou de ponta. (No caso do pré-cozido, ferva apenas 45 minutos, com os mesmos cuidados). Deixe o cotechino descansar no seu próprio líquido, uns 15 minutos. Retire, corte em rodelas de um centímetro de espessura e sirva ainda quente. Não deixe o cotechino fora do líquido para evitar que ele seque.
Para cozinhar as lentilhas, use um litro da água em que o cotechino está cozinhando, uma hora e meia depois de iniciado o cozimento (no caso do pré-cozido, vai ser necessário fazer isso com o cotechino pronto ao fim de 45 minutos, deixando que ele descanse no líquido para esquentá-lo na hora de servir).
Primeiro refogue uma colher de sopa de cebola picada no azeite, até dourar, e acrescente uma colher de sopa de aipo picado, refogando por mais dois minutos. Acrescente as lentilhas (lavadas e catadas previamente) mexa bem e cubra com a água fervendo onde o cotechino foi cozido. Tampe a panela e cozinhe em fervura baixa durante 30 a 40 minutos. Acrescente água de vez em quando para que as lentilhas estejam sempre cobertas. Quando as lentilhas começarem a amolecer deixe que elas absorvam todo o líquido, aumentando o fogo com a panela destampada. Acrescente sal e pimenta do reino.
Sirva as lentilhas numa travessa rasa cobertas com as rodelas de cotechino. Enfeite com salsinha.
E mais uma vez, FELIZ ANO NOVO!

Image Hosted by ImageShack.us

No comments: