Sunday, November 06, 2005

Mau negócio



Mau negócio
Jorge Pontual

Não sei se a imprensa brasileira deu o devido destaque à performance lamentável do Brasil no último relatório do Banco Mundial sobre a facilidade (no caso dificuldade) em fazer negócios em cada país. Mas vi que, em resposta a esse estudo, o prefeito de São Paulo, José Serra, fez um convênio com o Banco Mundial para enfrentar o problema, pelo menos na cidade. Bom para os paulistanos, que sabem votar.

O estudo cobre 155 países e avalia coisas como o tempo que se leva para abrir uma empresa, a facilidade em contratar e despedir empregados, registro de propriedade, pagamento de impostos, etc.

No ranking geral o Brasil ficou em 119. Como diz o Boris Casoy, é uma vergonha.

E não pensem que esse relatório não tem importância. É usado pelas empresas para avaliar em que países farão seus investimentos.

Na sexta-feira, o Wall Street Journal mencionou a posição preocupante do Brasil nesse ranking, associando esse fato à queda nos investimentos externos no país. Seria o caso de o governo federal, e não apenas a prefeitura de São Paulo, acordar para o problema.

Segundo o Banco Mundial, abrir um negócio no Brasil leva em média 152 dias. E é necessário passar por 17 etapas. O custo disso equivale a 10,1% do PIB.

O item em que o Brasil tem a pior performance é a facilidade em contratar e demitir funcionários. Nosso país está em 144 no ranking de 155 países. Fora alguns países miseráveis da África, neste ponto o Brasil só perde para Portugal e Espanha. Sinal de que o corporativismo ibérico está entranhado na nossa legislação trabalhista.

O Brasil também vai mal na carga tributária. Isso a gente sempre soube, mas o que assusta é descobrir que estamos em 140 no ranking mundial. Uma empresa média no Brasil, segundo o relatório do Banco Mundial, tem que pagar 23 impostos diferentes, gastar nisso 2 600 horas e pagar 147% do lucro.

Enquanto o Chile está muito bem no item impostos e todos os outros, sendo o melhor país para fazer negócios na América Latina, na região nós só perdemos para a Venezuela. Está aí um alerta para os incautos que se deixam seduzir pela Revolução Bolivariana de Hugo Chavez. Em todo o continente, só a Venezuela é pior do que o Brasil para se fazer negócios. É esse o modelo que estão querendo copiar?

O mais preocupante é que todos os 36 países piores que o Brasil nesse ranking são economias pequenas, nações de quase nenhum peso. Não há como justificar que uma das maiores economias do mundo, com a população e extensão do Brasil, esteja tão atrasada. O alto custo de investir na nossa economia explica o baixo índice de crescimento e o alto desemprego, entre muitas outras coisas.

Simplificar as leis e regulamentos, reduzir a carga de impostos, tornar a burocracia menos emperrada, será que é tão difícil assim? Ou será que gostamos de estar na companhia de Burkina Faso, Congo, Camarões, Serra Leoa e Burundi, entre os países onde só os loucos têm a coragem de abrir um negócio?

No comments: