Sunday, November 06, 2005

Gumbobó na abóbora



Me perdoem a aliteração, mas deu certo.

Eu tinha congelado o que sobrou daquele gumbo do outro dia. E também o pirão de mandioca (tipo pirão para bobó). Aí chegou o Halloween. Abóboras pululam. Então resolvi juntar tudo, acrescentar camarões, e inventar o Gumbobó na abóbora.

Primeiro escolhi uma abóbora grande, redonda, bonitona. É do tipo que só serve de enfeite. No caso, de "sopeira" para o gumbobó. Abri a tampa com uma faca grande bem afiada, retirei todos os caroços e a fibra, besuntei por dentro e por fora com azeite e levei a abóbora ao forno em banho maria, de cabeça pra baixo, até ficar dourada, uma meia hora ou mais. Retirei do forno e deixei a abóbora, com a tampa de volta, descansar de pé (estava firme na vertical, se não estivesse teria que cortar um pouco o pé para equilibrar).

Enquanto isso, descongelei no microwave o gumbo e o pirão. Na cocotte, panelão de ferro esmaltado, botei duas latas de creme de abóbora, sem açúcar, e derreti meio quilo de mascarpone, o catupiry italiano. Salguei.

Nesse molho de abóbora e queijo acrescentei o gumbo (cerca de um quilo) e o pirão (pouco mais de meio quilo). Mexi bem até tudo incorporar num caldo bem grosso. Provei e precisei salgar de novo.

Por fim acrescentei uma dúzia e meia de camarões (podia ser mais, eram 10 convidados, mas tínhamos outros pratos, então deu) e apaguei o fogo. Os camarões cozinharam no calor da panela.

Na hora de servir, esquentei a panela, botei folhinhas de coentro e virei tudo com uma concha dentro da abóbora. Servi em prato fundo com arroz branco. Uma délícia. Cada um acrescenta sal e pimenta a gosto.

No comments: