Monday, October 03, 2005



Passei cinco dias me deliciando com um dos melhores romances que li este ano: On Beauty, da inglesa (30 anos) Zadie Smith. Ela escreve na melhor tradição inglesa - Virginia Woolf, E.M. Forster - com observação precisa da psicologia dos personagens, ouvido perfeito para o diálogo, humor não forçado. Esse livro é a história de um casal, Kiki, negra americana, e Howard, professor inglês de história da arte, casados há 30 anos, com três filhos. Eles vivem numa universidade perto de Boston, e o livro é também uma deliciosa sátira da vida acadêmica americana. Zadie é filha de jamaicana e inglês, então conhece bem o meio multirracial em que os personagens vivem. É raro um romance em que os personagens são tão reais. E ela mora em New York! Quem sabe de repente eu esbarro em Zadie na rua?

Zadie Smith

Frases de uma entrevista de Zadie Smith:

Escrever é uma arte total que envolve seres humanos, sua própria ética pessoal, sua consciência, sua sensibilidade. Essa é uma idéia muito antiquada, mas acho que é verdadeira.

Zadie Smith

A responsabilidade do escritor é contar a verdade. O objetivo é tentar contar a verdade - qualquer espécie de verdade. Pode ser uma verdade muito pequena. Verdade significa não que você lê o livro e pensa, "Ah, sim, é exatamente assim que eu faço o chá". Não é isso. Tem que ser verdade sem generalização, sem clichês, sem simplificação - o que é quase impossível.

Zadie Smith

1 comment:

Ana said...

Estou com o livro, esta mesma edição, na fila.
Com a sua indicação agora vai.