Saturday, September 17, 2005

Numa tarde em New York olha só o que dá pra ver:

Jizo

No Asia Society, Park Avenue com 70, a exposição de esculturas asiáticas dos Rockefellers. A jóia é um Buda japonês chamado Jizo, muito popular no Japão medieval porque desce aos infernos para resgatar almas.

Dinh Q. Lê

No mesmo lugar, a exposição do artista Vietnamita Dinh Q. Lê, genial. Entre outras coisas, ele recorta fotografias e tece as tiras, criando imagens que são superposições de muitas fotos.

Dinh Q. Lê


Na Frick Collection, mesma rua, três Vermeer!







No Whitney Museum, retrospectiva de Robert Smithson, que morreu aos 35 anos em 1973 num acidente de avião quando sobrevoava uma das obras dele. Smithson criava obras ambientais, monumentais, como um aterro em forma de espiral no Great Salt Lake no estado de Utah, sua obra mais famosa. Esta semana, uma das idéias dele vai ser executada: uma barcaça levando um pequeno pedaço do Central Park, pedras e árvores, puxada por um rebocador, vai dar voltas em torno da ilha de Manhattan.

Robert Smithson, Spiral Jetty

Robert Smithson, Floating Island



Por fim, o Circo de Calder, no mesmo Whitney. O genial escultor gostava de brincar de circo. Na exposição estão os personagens que ele fez com arame e trapos e o filme em que ele apresenta o circo. Imperdível.

Alexander Calder, Calder's Circus

No comments: