Wednesday, July 27, 2005



Devo a Lúcia Guimarães ter conhecido Osvaldo Golijov, o compositor argentino que entrevistamos juntos numa série de programas culturais da IBM.
Além de ser encantador, Golijov é gênio. A família dele é de judeus da Europa Oriental que emigraram para a Argentina. Osvaldo nos contou que cresceu ouvindo o avô dele cantar música religiosa em hebraico. Juntou essa raiz ao tango de Piazzola e aos ritmos afrobrasileiros na Paixão Segundo São Marcos, que escreveu como parte das comemorações dos 250 anos da morte de Bach. Ter visto e ouvido essa obra-prima é uma das melhores experiências que eu tive aqui em New York. A solista é a brasileira Luciana Souza. O coral é venezuelano, a Schola Cantorum de Caracas. A Paixão voltará a ser apresentada aqui em fevereiro do ano que vem. Se você estiver pensando em vir, não perca. Será no Rose Theatre, a nova sala do Lincoln Center Jazz Festival.
Ouça a Agonia de Jesus, com Luciana Souza e o coral venezuelano. O cubano Reynaldo González Fernández faz a voz de São Marcos. No palco, um capoeirista brasileiro faz a figura de Jesus.
O trecho é aquele em que Jesus diz: Abba (pai), afasta de mim este cálice.

Osvaldo Golijov

Coral Schola Cantorum de Caracas

No comments: